NOTÍCIAS


Alimentação durante infecção urinária

Alimentação durante infecção urinária
14nov18

Conhecida popularmente como infecção urinária, a infecção do trato urinário (ITU) é uma condição que manifesta-se a partir da entrada de bactérias através da uretra. Tais bactérias permanecem no trato urinário e começam a se multiplicar, podendo acometer diferentes partes do sistema urinário, como rins, uretra, bexiga e ureteres.

O tratamento, que varia de acordo com o tipo da infecção, é prescrito subjetivamente após a análise do especialista, que pode solicitar alguns exames para uma melhor avaliação do quadro. Porém, alguns hábitos como a inclusão de certos alimentos na rotina podem auxiliar na recuperação.

 

Vale ressaltar que a ingestão de água é primordial não apenas para o tratamento, mas também como forma de prevenção contra a infecção urinária. Tudo porque a ingestão adequada de líquidos permite a produção de mais urina e, consequentemente, a eliminação das bactérias que causam a doença.


Do mesmo modo, aumentar o consumo de alimentos diuréticos como cebola, graviola, melancia, cenoura, salsa e pepino é uma ótima alternativa para quem quer ficar longe desse problema. Além disso, o cranberry, também conhecido como oxicoco, é uma fruta que age na prevenção das bactérias responsáveis pela infecção, evitando que as mesmas se prendam aos tecidos do trato urinário e causem o problema.

 

Por fim, é importante salientar que a alimentação não dispensa o tratamento feito através de antibióticos, mas apenas serve como um ótimo aliado no fortalecimento do sistema imunológico.

CATEGORIAS

Notícias
Escrito por: Dr. Carlos Alberto Sacomani