NOTÍCIAS


Como evitar a cistite?

Como evitar a cistite?
08ago19

A cistite é uma inflamação ou infecção da bexiga, causada na maioria das vezes, por fungos e bactérias. Apesar de ser uma doença que atinge mais o público feminino – por conta das suas características anatômicas –, também pode afetar os homens. 

 

Alguns fatores podem facilitar o surgimento dessa condição, como pessoas com diabetes não controlado, o crescimento da próstata em homens acima dos 50, e um possível acúmulo de urina na bexiga. Dentre outras situações que originam a cistite, estão: 

 

Infecções hospitalares   

Pessoas que se encontram internadas ou durante algum tratamento em clínicas ou hospitais, podem contrair o distúrbio. Sua incidência é mais comum em indivíduos debilitados, que têm doenças crônicas, ou, após procedimento cirúrgico com a introdução de aparelhos na uretra e bexiga. 

 

Cistite bacteriana

Muitas vezes relacionada ao ato sexual, determinada pela bactéria Escherichia coli, esse tipo de afecção acontece quando as bactérias que se localizam na região perineal conseguem adentrar pela uretra e se desenvolver na bexiga.  

 

A principal forma de prevenção para evitar o aparecimento da infecção é realizar a ingestão de muito líquido, manter a higiene pessoal adequada, urinar após as relações sexuais, não reter urina e trocar o absorvente higiênico sempre que possível, para diminuir a multiplicação bacteriana.  

 

Para saber mais sobre a cistite, converse com um urologista ou entre em contato.

CATEGORIAS

Cistite Notícias
Escrito por: Dr. Carlos Alberto Sacomani