NOTÍCIAS


Incontinência urinária após cirurgia de próstata é normal?

Incontinência urinária após cirurgia de próstata é normal?
21ago19

O mais frequente entre homens, apenas atrás do câncer de pele, o câncer de próstata tem seu tratamento feito por uma ou várias técnicas, sendo a principal delas a cirurgia. No entanto, cerca de 40 a 60% dos homens que passam por esse procedimento de retirada da próstata apresentam algum grau de incontinência urinária.

 

Na maioria das vezes, a incontinência urinária pós-cirúrgica tem caráter temporário, sendo persistente em apenas 5% dos casos. Parte da ocorrência de incontinência, acontece por conta de lesão do esfíncter durante o procedimento, sendo a idade do paciente e o estágio da doença dois fatores que influenciam seu surgimento.  

 

A reversão do quadro pode ocorrer em alguns meses, porém, caso perdure por mais de um ano, o tratamento cirúrgico para incontinência pode ser indicado. A fisioterapia urinária, feita no pós-operatório, também ajuda na recuperação do controle da urina. É recomendado o acompanhamento médico para atestar que não exista nenhum indício de infecção.  

 

Quando a incontinência ultrapassa o limite, é aconselhável a realização do exame funcional da bexiga para diagnosticar a causa do problema, que pode ser algo relacionado a insuficiência obstrutiva ou esfincteriana.

 

Se deseja saber mais, procure a opinião de um especialista ou entre em contato conosco.

CATEGORIAS

Cirurgia Robótica Incontinência Urinária Notícias
Escrito por: Dr. Carlos Alberto Sacomani