NOTÍCIAS


Novembro Azul | Mês de prevenção do câncer de Próstata

Novembro Azul | Mês de prevenção do câncer de Próstata
10nov19

Novembro Azul é um movimento que anualmente visa conscientizar a população sobre a importância do diagnóstico precoce e prevenção contra o câncer de próstata – o segundo tipo de tumor mais comum entre os homens. Surgem aproximadamente 70 mil novos casos por ano. 

 

Conheça as principais ações que podem ajudar a combater essa doença:  

 

▪ Dormir bem 

A melatonina é um hormônio que tem a função de regular o relógio biológico do corpo, sendo que a maior parte da sua produção é feita durante o sono. A ausência dessa molécula, portanto, causa desequilíbrio em todo o corpo, contribuindo para o aparecimento de tumores na próstata, como sugere estudos feitos por universidades da Islândia e Estados Unidos.

 

▪ Não fumar  

O cigarro promove a volta da doença em pessoas que fizeram a intervenção cirúrgica de retirada do órgão. Quando o indivíduo enche os pulmões de fumaça, esse reaparecimento do tumor pode dobrar.

 

▪ Exames preventivos 

A realização dos exame de contagem de PSA e de toque são fundamentais para a detecção precoce do câncer de próstata, aumentando as chances de um tratamento efetivo e, consequentemente, de cura. 

 

▪ Alerta com as reposições hormonais 

Muitos homens recorrem a doses do hormônio testosterona sem procurar a opinião de um médico. Com isso, possíveis problemas na próstata podem aparecer. 

 

Caso queira saber mais sobre o assunto converse com um especialista, ou se preferir, entre em contato. 

CATEGORIAS

Notícias
Escrito por: Dr. Carlos Alberto Sacomani