NOTÍCIAS


Prevenção da infecção do trato urinário

Prevenção da infecção do trato urinário
29jan19

Chamamos de infecção do trato urinário (ITU) a ocupação e o aumento do número de bactérias na região que vai da uretra até os rins, condição que aflige mais as mulheres, que possuem 50 vezes mais chances de ter o problema do que os homens.

 

Por atingir diversas regiões do corpo humano, as ITUs podem ter diferentes nomeações. Quando acomete o trato urinário baixo, isto é, a bexiga e a uretra, pode ser chamada de cistite, uretrite, epididimite, orquite e prostatite. Por outro lado, se atinge os rins, o nome dado é pielonefrite, mais conhecida como infecção do trato urinário alto.

 

Os métodos de prevenção devem ser implementados principalmente por mulheres que possuem ITUs recorrentes, ou quando essa condição potencializa o surgimento de cálculos renais, problema que pode causar sintomas como náusea, vômitos e dor lombar.

 

Uma outra forma de evitar o aparecimento de ITUs é através da alimentação. Inserir na dieta alimentos probióticos e alimentos ricos em vitamina é uma excelente forma de manter o sistema urinário saudável, visto que esses alimentos fortalecem o trato urinário e deixam a urina menos ácida, respectivamente, reduzindo as chances de uma infecção urinária recorrente.

 

Para saber mais algumas dicas de como prevenir-se das ITUs, fale com seu médico ou entre em contato: https://drcarlossacomani.com.br/contatos/

CATEGORIAS

Sem categoria
Escrito por: Dr. Carlos Alberto Sacomani