Câncer de Próstata

O QUE É

A próstata faz parte do sistema urogenital masculino, estando localizada abaixo da bexiga e em frente ao reto. Essa glândula é responsável pela produção de uma parcela do sêmen, fluido que contém os espermatozoides. É o câncer mais comum do sexo masculino, depois do de pele (não melanoma).

TRATAMENTOS

O tratamento depende do estágio da doença, da idade do paciente e das características do tumor. Destacam-se a prostatectomia (hoje, inclusive por meio da cirurgia robótica), a radioterapia pélvica, o bloqueio hormonal e, nos casos mais avançados, até mesmo quimioterapia. Deve-se ressaltar que a quantidade de terapias disponíveis nos tumores em estágio adiantado aumentou sobremaneira nos últimos anos.

Em casos específicos, eventualmente, pode-se optar pela vigilância ativa (acompanhamento com PSA – exame de sangue – seriado, biópsias repetidas e ressonância magnética.

COMO PREVENIR

Não há como prevenir o câncer de próstata. Contudo, um estudo recente demonstrou que a chance de apresentar a doença se reduz com o uso da finasterida.

Alguns fatores de risco devem ser relatados, como: ser afrodescendente, ter parentes de primeiro grau com histórico de câncer de próstata e obesidade.

Recomendação para o exame de PSA (antígeno prostático específico)

O exame de PSA é utilizado para o diagnóstico de câncer de próstata. Embora possa aumentar em outras situações, ele é um importante marcador para a doença. A Sociedade Brasileira de Urologia recomenda colher o exame após os 50 anos ou depois dos 45, se  houver histórico familiar ou for afrodescendente.

OUTROS TRATAMENTOS