Câncer de Rim


Câncer de Rim

O QUE É

O câncer de rim constitui cerca de 3% das doenças malignas em adultos.

A hereditariedade também aumenta a possibilidade do desenvolvimento de câncer no rim, já que existem casos que estão associados com uma mutação genética específica.

O diagnóstico do câncer renal é, muitas vezes, incidental, ocorrendo ao se realizar exames de imagem (como o ultrassom) por outros motivos. Contudo, o paciente deve estar atento para surgimento de sangue na urina e/ou abaulamento na região abdominal.

 

TRATAMENTOS

A cirurgia pode ir desde a retirada parcial do rim acometido até sua remoção total (nefrectomia radical). A decisão por extirpar parte do rim, ou este completamente, depende do tamanho e localização do tumor. Atualmente, prefere-se a laparoscopia ou a cirurgia robótica ao invés da intervenção tradicional por cirurgia aberta. Houve, também, grande avanço no tratamento das metástases (disseminação) e de tumores mais agressivos, com drogas que conseguem promover maior controle da doença do que no passado.

Paralelamente, terapias menos invasivas como a crioablação (destruição do tumor por congelamento) e a radioablação (utilizando calor – hipertermia) se encontram disponíveis em determinados casos. Em nódulos muito pequenos e cumprindo alguns pré-requisitos é possível, eventualmente, apenas acompanhamento, sem qualquer cirurgia ou procedimento.  

AGENDAR CONSULTA




OUTROS TRATAMENTOS