Disfunção erétil


Disfunção erétil

O QUE É

Conhecida popularmente como impotência sexual, a disfunção erétil consiste na dificuldade de um indivíduo em ter e/ou manter ereção durante relações sexuais. Cerca de 5 a 20% dos homens podem apresentar este distúrbio, que pode ser de origem orgânica, psicogênica ou mista.

A disfunção erétil com causa psicogênica é secundária a problemas emocionais, enquanto a orgânica é motivada por transtornos arteriais ou venosos do pênis, lesões neurológicas, distúrbios hormonais e uso de alguns medicamentos.

 

TRATAMENTOS

Após o diagnóstico feito com base nos relatos do paciente e, algumas vezes, com um teste de ereção, o médico responsável deverá propor alguns tratamentos como o uso de inibidores da 5-fosfodiesterase, considerados extremamente eficazes no tratamento contra a disfunção erétil.

Caso o tratamento não invasivo não cause o efeito desejado, podem ser usadas injeções de substâncias que provocam a ereção. Na falha de todas essas terapias, recomenda-se a cirurgia para implantação de próteses penianas semi-rígidas, articuladas ou infláveis (estas últimas permitem que o paciente apenas apresente ereção quando ativada; não são cobertas pelas operadoras de plano de saúde).  

 

COMO PREVENIR

Há uma correlação entre distúrbios que levam à obstrução das artérias, como o colesterol elevado e a obesidade. O tabagismo também pode determinar alterações vasculares que levam à disfunção erétil. Portanto, manter hábitos saudáveis, dieta balanceada e controle da glicemia e colesterol são fundamentais para preservar a atividade sexual.

AGENDAR CONSULTA




OUTROS TRATAMENTOS